Celebrando o Legado de Glória de Sant’Anna (1925-2025)
Em 2025, celebramos o centenário de Glória de Sant’Anna, uma das vozes mais marcantes da literatura em língua portuguesa. Nascida em Lisboa a 26 de maio de 1925, com o nome completo de Maria da Glória Fonseca de Sant’Anna Andrade Paes, foi escritora, poetisa, jornalista, radialista e professora de línguas e História.
Viveu em Moçambique entre 1950 e 1974, em Porto Amélia (atualmente Pemba) e Vila Pery (Chimoio), onde a sua obra foi profundamente influenciada pelo ambiente e pelas vivências do país. Em 1961, recebeu o Prémio Camilo Pessanha da Academia de Ciências de Lisboa pela sua obra Livro de Água.
É-lhe atribuída a criação da base de uma tradição de lirismo na poesia moçambicana, que continua a ecoar nas gerações seguintes.
Para além da antologia comemorativa que será lançada, a família de Glória de Sant’Anna preparou vários eventos durante o ano de 2025, para honrar e divulgar a sua obra e o legado literário.
Para mais informações, recomendamos consultar a página dedicada à poetisa: https://gloriadesantanna.wordpress.com/2025/01/18/centenario-do-nascimento-de-gloria-de-santanna/