Everardo Norões I Membro Honorário da Revista Quiasmo
É com enorme satisfação que a Revista Quiasmo cria uma nova categoria, paralela ao Conselho Editorial: a de Membros Honorários. Esta secção pretende reconhecer figuras cuja obra, pensamento e percurso intelectual estão profundamente ligados aos valores do projecto e à sua vocação crítica, cultural e transfronteiriça.
Nesse sentido, informamos que a Quiasmo passará a contar com dois Membros Honorários. Hoje divulgamos um deles.
Everardo Norões, considerado pela crítica como um dos principais contistas e poetas do Brasil, é uma voz singular no espaço literário contemporâneo, tanto pela exigência formal como pela capacidade de fazer do real um lugar instável, onde a linguagem opera com precisão e assombro. Economista de formação, viveu em França, Argélia e Moçambique, e essa passagem por diferentes geografias atravessa a sua escrita não como exotismo, mas como deslocamento, uma atenção aguda ao mundo, às suas sombras e às suas fissuras.
Autor de vários livros, entre os quais A Rua do Padre Inglês, Retábulo de Jerônimo Bosch, Poeiras na réstia e Garrafas que sonham macacos, recebeu diversos prémios literários, incluindo o prestigiado Portugal Telecom da Língua Portuguesa (2014), pelo livro de contos Entre moscas. Foi também finalista do 56.º Prêmio Jabuti.
Publicado em várias revistas literárias internacionais — como Granta (edição brasileira), GareMaritime e Bacchanales (França), Quimera (Espanha) e Martín (Peru), entre outras — teve ainda a sua obra poética traduzida para francês, inglês, italiano, espanhol, catalão e quéchua.
É também responsável pela organização da obra completa do poeta pernambucano Joaquim Cardozo, uma das vozes mais importantes da poesia brasileira do século XX, trabalho de fôlego que revela uma dedicação rara ao gesto editorial e à preservação crítica da literatura.
É esse cruzamento entre escrita, rigor estético e responsabilidade cultural e a forma como, desde a fundação da Quiasmo, a sua presença ajudou a alargar o campo de ressonância da revista, que reconhecemos ao integrá-lo como Membro Honorário.
A seguir, partilhamos uma breve nota biográfica sobre o seu percurso como contista, poeta e editor:
Everardo Norões (Crato, Ceará, 1944) é economista de formação e viveu em França, Argélia e Moçambique. Autor de vários livros, entre os quais A Rua do Padre Inglês, Retábulo de Jerônimo Bosch, Poeiras na réstia e Garrafas que sonham macacos, recebeu diversos prémios literários, incluindo o prestigiado Portugal Telecom da Língua Portuguesa (2014), pelo livro de contos Entre moscas. Foi também finalista do 56.º Prêmio Jabuti. Publicado em várias revistas literárias, como Granta (edição brasileira), GareMaritime e Bacchanales (França), Quimera (Espanha) e Martín (Peru), entre outras, teve ainda a sua obra poética traduzida para francês, inglês, italiano, espanhol, catalão e quéchua. É também responsável pela organização da obra completa do poeta pernambucano Joaquim Cardozo, uma das vozes mais importantes da poesia brasileira do século XX.















