João Luís Barreto Guimarães vence o 11º Prémio Literário Glória de Sant’Anna 2024
O escritor João Luís Barreto Guimarães é o laureado com o 11º Prémio Literário Glória de Sant’Anna, com a sua obra “Aberto Todos os Dias”, publicada pela Quetzal – Grupo Bertrand, de Portugal.
Os membros do júri, teceram elogios à obra de Barreto Guimarães. Álvaro Carmo Vaz, no seu texto de apreciação, destacou a habilidade do autor em abordar os desafios contemporâneos decorrentes da rápida evolução tecnológica. Em particular, elogiou a ironia subtil e a quase sátira presentes nos poemas, que ecoam uma tristeza diante da crescente desumanização resultante da excessiva dependência da tecnologia. Álvaro ressaltou a pertinência do poema “Gostaria de Partilhar Comigo o Resto da Sua Vida?”, que retrata a substituição da interação humana por máquinas impessoais, uma cena comum na nossa sociedade moderna.
Xosé M. Eyré, por sua vez, reflectiu sobre o processo criativo por trás do livro de poesia, enfatizando a importância de manter a obra “aberta” para revisões e inserções. Enalteceu também o trabalho árduo e meticuloso que Guimarães investiu na criação desta obra, comparando-a a um objeto de valor inestimável no seio da sociedade de consumo contemporânea. Para Eyré, a poesia é um acto de comunicação que nos conecta com o mundo interior do autor, despertando uma miríade de emoções e reflexões nos seus leitores.
Além do prémio em dinheiro, João Luís Barreto Guimarães receberá uma gravura original de Rui Paes, da série de retratos de Glória de Sant’Anna. A lista final de candidatos incluiu Sara Duarte Brandão, Maria do Rosário Pedreira, José Viale Moutinho, J. Carlos Teixeira, Alberto Pereira, Ivo Machado e Ana Paula Jardim, vencedora do Prémio em 2021.
A cerimónia de entrega do Prémio está agendada para o dia 1 de Junho, no Museu Escolar Oliveira Lopes, em Válega.
O júri deste ano é composto por Xosé M. Eyré – Crítico Literário Independente – Galiza, Anna Fresu – Escritora e Tradutora – Itália, Jacinto Guimarães – GAC – Portugal, Andrea Paes – Poeta e Ourives – Portugal, Álvaro Carmo Vaz – Escritor e Professor – Moçambique.
O Prémio Literário Glória de Sant’Anna é um prémio Internacional de Poesia em memória da ilustre poeta Glória de Sant’Anna. O valor do prémio de 3.000,00 euros é destinado ao autor do melhor livro de Poesia em Língua Portuguesa publicado no atual biênio. Organizado pelo Grupo de Ação Cultural de Válega (GAC) e filhos de Glória de Sant’Anna.